terça-feira, 23 de agosto de 2011

PROJETO RELATIVO A ATIVIDADE COMPLEMENTAR "MEIO RURAL"



UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
DCHT – CAMPUS XVI – IRECÊ
PROESP – CURSO GEOGRAFIA – PÓLO IRECÊ
PROFESSOR – JEAN SANTOS






PROJETO ATIVIDADE COMPLEMTAR “MUNDO RURAL E SUAS DIVERSIDADES”







ALUNOS

Aloisi Carlos de Oliveira
Lucilene Alves de Andrade de Oliveira
Edilma Correia
Maria das graças de Souza
Maria Nete Vasconcelos
Noemia Maria Brito
Raimunda Gonçalves de Abreu 















IRECÊ
2011
PROJETO ATIVIDADE COMPLEMENTAR “MUNDO RURAL E SUAS DIVERSIDADES”

ESCOLA ESTADUAL POLIVALENTE DE IRECÊ


COMPONENTE CURRICULAR


Geografia Rural

PUBLICO ALVO

2º Ano do Ensino Médio

PERÍODO

6 Aulas dia 26/07,  01 e 08/08/2011


1 - JUSTIFICATIVA

Realizar uma oficina sobre o tema: “Mundo Rural e suas diversidades” por diagnosticar que os alunos do 2º ano do Ensino Médio são filhos de pais lavradores e que sustentam seus filhos na cidade para os estudos com as atividades agrícolas realizadas em suas terras na zona rural. E, por perceber que os alunos não fazem reflexões sobre a importância do meio rural para a vida nas cidades, como se fossem independentes, as cidades e meio rural não dependesse uma da outra para o desenvolvimento econômico e sobrevivências dos cidadãos que nelas habitam.

2 - CONTEÚDO


Meio Rural  


3 - OBJETIVO GERAL


Realizar uma oficina com produção de cartazes em grupo e apresentação em plenária das reflexões produzidas pelo grupo.

 4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Identificar os elementos econômicos do meio rural;
·         Comparar a área da reserva ambiental com outras áreas vizinhas desmatadas;
·         Conhecer as características do meio rural nos aspectos ambientais;
·         Interpretar o estilo de vida do homem do campo;
·         Perceber a importância do meio rural para a cidade no tocante a matéria prima que é utilizada pela indústria;
·         Analisar os movimentos sociais do campo, lutas por políticas públicas  que favoreçam a permanência do homem no campo;

5 - PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

5. 1 - ROTEIRO DA ATIVIDADE

- Dia 26  de julho de 2011 - 2 aulas
- Estudo de textos sobre a temática que previamente planejamos;
- Dia 01 de agosto – 2 aulas
- Produção de cartazes em grupos de 6 alunos
- Dia 08 de agosto 2011 - 2 aulas
- Apresentação dos cartazes em plenária.

6 - AVALIAÇÃO

6.1 – Participação dos estudos e reflexão dos textos 3 pontos;
6.2 – Produção e criatividade dos cartazes 3 pontos;
6.3 – Apresentação, desempenho 4 pontos.


7. REFERÊNCIA











Nenhum comentário:

Postar um comentário