terça-feira, 23 de agosto de 2011

RELATÓRIO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR "MEIO RURAL E SUAS DIVERSIDADES"

PROJETO ATIVIDADE COMPLEMTAR “MUNDO RURAL E SUAS DIVERSIDADES”


RELATÓRIO

Durante a realização da oficina no 2º ano N1 da Escola Polivalente de Irecê conforme nosso grupo composto pelos integrantes Aloisi Carlos de Oliveira, Lucilene Alves de Andrade de Oliveira, Edilma Correia, Maria Nete Vasconcelos, Noemia Maria Brito e Raimunda Gonçalves de Abreu e Maria das  Graças Gonçalves de Souza planejou, a saber, em três encontros preparatório, pesquisando a temática e teóricos que nos dessem embasamento e fundamentação no segundo momento elaboração do projeto e por fim preparação do material.

Desta maneira, estivemos com o planejamento pronto para a realização da oficina. Os textos escolhidos foram instrumentos de estudos, discussão e reflexão que despertou nos alunos muito interessa e depoimentos que mostraram uma ampliação de visão sobre a vida rural, suas dificuldades, especialmente no nordeste brasileiro e as necessidades de políticas publicas que permitam o homem produzir e permanecer em suas áreas de terras, afirmam alguns alunos.

Realizamos em grupos de seis alunos a leitura coletiva e em seguida a socialização das conclusões que cada grupo levantou tendo como base uma questão problematizadora que previamente anunciamos.

Concluímos as duas aulas com o compromisso de trazer para as aulas seguintes os seguintes materiais: revistas e jornais velhos, papel metro, cola, tesoura e lápis hidrocor.  

É chegado o momento que os alunos gostam, produzir cartazes sobre a temática e outro importante momento de estudo em cada figura escolhida e o que representava, além de como será a fala justificando a escolha daquela figura. Foi um momento de grande interação, trocavam revistas, imagens e sugestões eram dadas aos colegas de outros grupos quando encontravam imagens que contemplava o tema do outro grupo. Foram cinco grupos com subtemas diferentes, a saber, economia no meio rural, espaços de vida sustentável, o que as cidades dependem do meio rural, situação ambiental do meio atualmente e os movimentos populares pelas melhorias para as áreas rurais.

Os estudantes encontraram imagens significativas e fizeram adaptações de outras à ideia previamente pensada pelo grupo.

Por fim, realizamos o seminário de apresentação, cada grupo apresentou por 10 minutos suas conclusões e no final abrimos espaço para um debate. Lembro de depoimento de alunos dizendo: - agora passei a entender o contexto histórico e o quanto o meio rural é discriminado e negado melhores condições de vida; outro disse: - as pessoas humildes e analfabetas não sabem lutar pelos direitos; - outro protesta que o problema é dos políticos que não investe na agricultura irrigada para os mais pobres e dá financiamento para os ricos...

Uma oficina neste nível desperta interesse pelos estudos e aprofundamento em temas inerentes a vida dos estudantes tanto no âmbito do crescimento pessoal e profissional. É de fato um momento de preparação de jovens estudantes com senso critico e despertar para participação cidadã em todos os contextos sociais. 
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário